Como aumentar lucro de restaurante: 7 dicas

Como aumentar lucro de restaurante: 7 dicas

Como aumentar o lucro e melhorar o movimento do seu restaurante? Se você ainda não sabe a resposta para essa pergunta, fique tranquilo! A Sorpack vai te ajudar.

Afinal, sabemos que atrair clientes não é assim tão fácil. Sabemos que atrair clientes é um verdadeiro desafio – principalmente devido à competitividade do mercado. Mas listamos a seguir 7 dicas infalíveis para te ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

Acompanhe e veja como garantir o crescimento do seu negócio.

1) Comece revisando os processos de gestão

Antes de tudo, para fazer aumentar a lucratividade do restaurante é bom rever toda a gestão. Assim, você poderá identificar todos os problemas e resolvê-los da forma certa.

Para isso, analise todos os pontos do seu negócio, desde os custos e gastos até fatores mais específicos, como desperdício, por exemplo. Ter essas informações na ponta do lápis é primordial para solucionar problemas que estão comprometendo o crescimento do restaurante. 

2) Use técnicas da Engenharia do Cardápio em seus menus

Essa é uma forma comprovada de aumentar o lucro do seu estabelecimento. E melhor: sem precisar investir muito. Você já ouviu falar em Engenharia do Cardápio?

Se trata de uma estratégia para usar o layout do seu menu e fazer com que os clientes queiram consumir ainda mais os pratos que já são os campeões de venda. Em outras palavras, a ideia é posicionar os pratos mais populares e lucrativos no menu em privilégio, de forma que chamem a atenção do cliente.

Desse modo, os clientes vão optar por esses itens de maneira inconsciente. É o que revelam estudos de Psicologia e Neuromarketing. 

3) Para aumentar o lucro, ofereça um atendimento de primeira

Geralmente, quando as pessoas saem para comer, elas estão em busca de uma boa experiência. Por isso, oferecer um cardápio incrível não é suficiente.

É crucial prestar um atendimento de alta qualidade. Mas, o que isso significa? Bem, é atender de forma personalizada e humanizada.

Você pode, por exemplo, chamar o cliente pelo nome, indicar novos pratos com base na preferência de cada um. Então, nada de empurrar um prato só para vender. É essencial que a equipe conheça o cardápio e tenha uma postura cordial.

Assim, seu restaurante certamente vai encantar as pessoas que passarão por ele – e o melhor: elas voltarão.

4) Trace um plano de marketing e coloque em prática

O marketing também pode aumentar o lucro do seu restaurante. Mas, desde já, vale um alerta: para ter retorno sobre o investimento é preciso seguir o planejamento. Nada acontecerá se as coisas não saírem do excel.

É possível conseguir excelentes resultados com as redes sociais, por exemplo. E você mesmo pode executar esse trabalho, caso entenda do assunto. Mas se te falta conhecimento e tempo, uma boa opção é investir nos serviços de um prestador de serviços da área. 

5) Considere o serviço delivery

Mais uma maneira de aumentar o lucro do seu restaurante é pelo delivery. Afinal, a entrega é uma comodidade que muitos consumidores valorizam, ainda mais quem mora em grandes cidades ou distantes do seu estabelecimento.

Quem não quer pedir uma comida no conforto do seu lar em um dia de muita chuva? Para proporcionar uma experiência única, é essencial caprichar nos detalhes da entrega para causar uma boa impressão.

Veja como escolher as embalagens certas para seu delivery

6) Adote um programa de fidelidade

Além de ser uma tática simples, o programa de fidelidade pode fazer uma grande diferença no seu caixa.

Assim como a maioria dos restaurantes, ofereça uma refeição gratuita a cada dez refeições consumidas. Assim, você incentiva a recorrência em um sistema justo para ambos lados.

7) Oferecer um prato do dia também ajuda a aumentar as vendas

Comercializar um prato do dia também é uma medida comum, mas que vale a pena se você ainda não pratica. Afinal de contas, como é vendido por um preço inferior em relação aos outros pratos, o prato do dia acaba atraindo o cliente.

Você pode inovar oferecendo combos promocionais também. Uma boa maneira de aumentar o ticket médio do cliente e, de quebra, ajudar àqueles clientes indecisos.

Agora é só aplicar as dicas e aumentar o lucro do seu restaurante!

Esperamos que este conteúdo seja útil e te ajude a planejar as ações para aumentar as vendas e o movimento do seu restaurante. Então, mão na massa e boa sorte!

E para ficar por dentro das tendências do setor, recomendamos a leitura deste artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *