Atendimento de restaurante: segredos para garantir a satisfação dos clientes

Atendimento de restaurante: segredos para garantir a satisfação dos clientes

Quando você presta um bom atendimento de restaurante, o cliente certamente voltará ao seu estabelecimento.

Além da cordialidade e agilidade, existem outros fatores que deixam o consumidor satisfeito e encantado, o que é ainda mais importante.

Ficou curioso para saber mais a respeito? Então acompanhe este artigo para desvendar os segredos do atendimento de sucesso!

Foco na qualidade sempre!

Antes de conquistar a excelência no atendimento do seu restaurante, você precisa entender a importância do atendimento ao cliente.

Oferecer um atendimento de qualidade significa proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, independente do segmento.

Em outras palavras, não importa se o produto ou serviço é bom, se os preços são acessíveis, se não houver um atendimento de qualidade ou se o cliente tiver uma má experiência, poderá ser o fim do seu negócio.

Como garantir o sucesso no atendimento de restaurante?

Em primeiro lugar, para se destacar no atendimento do seu restaurante, você precisa se planejar.

Confira agora as estratégias de atendimento indispensáveis para conquistar e fidelizar os clientes.

Invista em ferramentas que facilitem a vida do cliente

Já que estamos falando em experiência, por que não oferecer mais praticidade e comodidade ao cliente? Existem ferramentas que, além de dar ao restaurante um ar mais moderno e tecnológico, facilitam a vida do consumidor.

Como exemplo, podemos citar o cardápio digital. Essa é uma ferramenta que apresenta de maneira clara e ágil, todas as opções que o restaurante está oferecendo no momento. Sem falar que é uma maneira eficiente de evitar demoras e erros nos pedidos. 

Supere as expectativas

Ofereça sempre um atendimento completo aos clientes que entram no seu restaurante. Mas o que isso significa? Tome atitudes que os surpreendam e superem suas expectativas.

Para isso, faça com eles se sintam “em casa”. Assim, certamente eles se tornarão clientes fiéis.

Além disso, mostre-se aberto a aprimorar o serviço. Peça ao cliente sugestões de melhorias conforme o que ele espera do estabelecimento.

Saiba lidar com imprevistos

Por mais que você cuide para que tudo ocorra bem com o serviço e o atendimento, imprevistos sempre podem acontecer. Nesse caso, é importante saber contornar a situação.

Pode ser um prato que atrasou, um preparo que não foi servido conforme o esperado… seja qual for o problema, tente manter tudo sob controle. Nesse aspecto, todos os integrantes do time devem estar preparados para ter jogo de cintura, caso seja necessário.

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O cliente ficou insatisfeito, e agora?

Alguns clientes se mostram um verdadeiro desafio! Por isso, reconquistar a confiança deles não é uma missão tão fácil.

No entanto, é crucial que você tente reverter a situação, já que um cliente insatisfeito pode gerar muitos impactos negativos para o seu restaurante.

Mas o que fazer para virar o jogo? Confira algumas dicas!

Seja empático

Ter empatia com o cliente que está insatisfeito exige tolerância e gentileza. Ou seja, é importante que você tente entender a dor dele. Para isso, escute o que ele tem a dizer, sem interrupções. Após isso, pergunte os pontos críticos e demonstre interesse em resolver o problema.

Aposte no diálogo

Pronto! Agora que ele já colocou os pontos que geraram a insatisfação, é sua vez de dialogar.

Explique a situação, mas tenha em mente que você terá que compreender tudo o que ocorreu, estando certo ou não.

Por fim, demonstre que você está disposto a resolvê-la, tomando todas as atitudes necessárias.

Aponte a solução

Finalmente é hora de fazer algo. Considere as soluções e escolha a que for a melhor para o cliente. Se ele não aceitar, tente outra opção como um desconto, um brinde.

Enfim, ofereça algo que seja um benefício e o faça se sentir valorizado.

Realize pós-venda

Mesmo que você consiga resolver o problema do cliente com êxito, saiba que o atendimento de restaurante não termina aí.

É necessário acompanhar o cliente para ter a certeza que tudo realmente se resolveu e se ele está contente com a medida tomada. 

E o pós-venda não é importante só para lidar com um cliente insatisfeito. Ele deve ser feito depois de toda venda, para garantir que o seu negócio cresça.

Resumindo, prestando um atendimento de restaurante impecável, o seu cliente além de voltar ao seu estabelecimento, ainda o indicará aos amigos.

Agora que você já descobriu os segredos de um bom atendimento de restaurante, que tal, aperfeiçoar o seu cardápio?

Com a nossa ficha técnica de pratos, você poderá fazer receitas na medida certa.

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