6 dicas para aumentar seu lucro no fim de ano

6 dicas para aumentar seu lucro no fim de ano

Dezembro se aproxima e empresas de diversos setores esperam aumentar seu lucro no fim de ano, sobretudo as do ramo de alimentação.

Muitas pessoas não abrem mão de servir as comidas típicas dessa época do ano nas festividades e celebrações. O Natal é uma grande tradição entre as famílias brasileiras. Por isso, esse aumento na demanda é uma ótima oportunidade para as empresas alimentícias faturarem mais.

No entanto, para garantir uma boa margem de lucro, é necessário se planejar. Acompanhe o artigo e confira 7 dicas para vender mais no natal e no  fim do ano!

1) Para aumentar lucro no fim de ano é necessário se programar

A princípio, para ter um bom resultado nos negócios no fim do ano, é preciso se preparar. Ou seja, não basta apenas esperar os clientes chegarem, é preciso se atentar ao calendário e definir as datas em que você vai trabalhar.

Além disso, é essencial escolher as receitas bem como os pratos que serão retirados ou incluídos no cardápio.

Também há outros aspectos que você deve verificar com certa antecedência, como:

  • atendimento ao cliente;
  • entregas e embalagens,
  • custos;
  • condições e formas de pagamento;
  • promoções e divulgação.

2) Estabeleça metas

Para lucrar com a venda de alimentos no fim do ano também é importante traçar metas. Nesse aspecto, fazer uma análise comparativa dos anos anteriores pode ajudar a definir um objetivo.

Calcule também a quantidade a ser vendida e faça o controle de estoque com base nessa projeção.

É interessante levar em conta a opinião dos clientes também. Entenda quais são as tendências mais promissoras da época. Veja 6 sugestões de doces para vender no natal.

Por fim, entenda se será necessário fazer contratações temporárias para atender ao aumento de demanda. Assim, você consegue aumentar a sua capacidade produtiva e, claro: entregar os pedidos dos clientes sem atrasos e outros problemas.

3) Antecipe a compra de insumos

Compre com antecedência os insumos e materiais de maior durabilidade. A ideia é estocar aqueles que não estragam fácil ou não precisam ser frescos, pois isso facilita muito a sua organização de fim de ano. Lembre-se que é uma época bastante atribulada, então resolver questões burocráticas com antecedência é a melhor opção.

Antes de ir às compras, faça uma lista de todos os insumos necessários para que você se organize melhor e evite produtos a menos – ou a mais!

4) Aumentar lucro no fim de ano: negocie com os fornecedores

Para evitar problemas com a falta de matéria-prima, negocie as entregas com seus fornecedores. Afinal, nesta época do ano a procura é alta e, se você deixar para a última hora, há um grande risco de ficar sem produtos de qualidade.

5) Armazenamento dos alimentos

Armazenar e conservar os alimentos de maneira adequada também é outro fator determinante para o sucesso das vendas de fim de ano. Como se sabe, a demanda vai aumentar bastante e com ela a quantidade de alimentos em estoque.

Logo, para não perder nada, sempre confira se conferir se o freezer e a geladeira estão funcionando como deveriam.

Outra dica relacionada à conservação dos alimentos e que vai fazer toda diferença são as embalagens utilizadas.

Afinal, o que você quer é que o cliente leve o pedido para casa e tenha uma boa experiência ao ver que o alimento está em perfeito estado, não é mesmo?

Para isso, sempre use as embalagens certas.

6) Garanta a satisfação do cliente

Ter clientes satisfeitos com os produtos, com a entrega ou com o atendimento é essencial para você vender mais não só no fim do ano, mas durante o ano inteiro. Afinal, a fidelização é uma estratégia que vai beneficiar o seu negócio, fazendo com que o cliente volte mais vezes.

Por isso, é fundamental que você proporcione uma boa experiência, inclusive para já garantir vendas para o próximo ano.

E então, gostou das dicas? Esperamos que sim!

Finalizando, para faturar mais no fim do ano, você precisa de organização e planejamento em primeiro lugar. Esses são os elementos que certamente não podem faltar se você quiser ter sucesso. 

Leitura recomendada: Renda extra: opções de alimentos para apostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *