Food Service: tendências do setor para 2022

Food Service: tendências do setor para 2022

O food service (alimentação fora de casa) é um setor que precisou se reinventar durante a pandemia. 

Com a mudança nos hábitos do consumidor, o segmento foi beneficiado, sobretudo com as cozinhas especializadas em entregas e os serviços de delivery.  

Agora, com o recuo da pandemia, já se sabe que muitas mudanças vieram para ficar.

Nesse sentido, as tendências do food service para 2022 preveem mais conveniência e novas experiências para os clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Ficou curioso para saber quais são essas tendências?

Então confira a seguir!

Transformação digital 

Como já se sabe, o avanço tecnológico trouxe diversas mudanças para a rotina e para os processos empresariais.

Em outras palavras, a transformação digital acelerada pela pandemia proporciona soluções cada vez mais inovadoras.

Como exemplo podemos mencionar os cardápios digitais, compras feitas pelo celular, tablet e vários outros aplicativos.

Nesse aspecto, entre as tendências do food service estão os totens e tablets para autoatendimento.

Esses recursos já fazem parte de uma mudança de consumo que preza por um serviço rápido, eficiente e autônomo. 

Logo, são uma das grandes apostas para o próximo ano. 

Além disso, trata-se de uma ferramenta tecnológica que reduz os erros, mitigando também as perdas financeiras.

Dark stores 

Os estabelecimentos que se dedicam a vender produtos de forma 100% virtual não possuem um espaço físico aberto ao público.

Ou seja, esse espaço é necessário basicamente para a logística e operações administrativas do negócio.

Assim, os clientes não têm acesso direto aos produtos. 

Ao invés disso, eles fazem suas compras em uma página da internet ou por aplicativo, recebendo seus pedidos por meio de um serviço de entrega. 

Sabe quais as principais vantagens desse modelo de food service?

Além de garantir entregas mais rápidas aos seus clientes, você também economiza com espaço físico.

Canais de venda omnichannel

Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na utilização de multicanais para vendas e relacionamento com o público.

A proposta deste conceito é oferecer uma experiência completa ao consumidor, fazendo com que ele não perceba nenhuma diferença entre o mundo online e o offline.

Mas, para isso, o seu food service deve investir em soluções, como por exemplo, um site profissional, com design responsivo, além de um aplicativo que permita ao empreendimento interagir com o cliente.

E quando o assunto é interação, as redes sociais cumprem bem esse papel. 

Afinal, é lá que grande parte das pessoas costuma passar o tempo.

 

Resumindo, elas são peças fundamentais para integrar esses diversos canais.

Contudo, não devem ser o único meio de vendas. 

Até mesmo porque, se as redes sociais saírem do ar, você ficará no prejuízo. 

Food service 2022

Sustentabilidade e carbono zero

Entre as tendências de food service, destaca-se ainda a preocupação com o meio ambiente. 

Pautas sobre a emissão de carbono deixam de ser uma agenda apenas governamental e passam a fazer parte das discussões empresariais ao redor do mundo.

Afinal, empresas sustentáveis geram muito mais valor para o negócio. 

Mas engana-se quem acredita que responsabilidade social é exclusividade das grandes organizações.

Existem algumas ações que geram um impacto muito positivo e que podem ser colocadas em prática mesmo nas empresas menores.

Quer um exemplo?

Trabalhar com embalagens sustentáveis é uma ótima oportunidade para reduzir os danos causados pelos descartes. 

Assim como a Sorpack Embalagens já faz, investindo em embalagens recicláveis e de materiais biodegradáveis. 

 

Leia também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *