Taxa de franquia: entenda o que é e como funciona
A taxa de franquia é um termo muito conhecido no mercado de franchising.
Afinal, ela é a primeira taxa apresentada ao franqueado.
Sua finalidade é remunerar a franqueadora pelo direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de seu time antes da inauguração e transferência de know-how.
No decorrer deste artigo você vai entender como funciona a taxa de franquia.
Acompanhe!
O que é taxa de franquia, afinal?
A princípio, a taxa de franquia é um valor cobrado pela franqueadora, correspondente à concessão do uso da marca pelo franqueado.
O franqueado paga esse valor na hora em que assina o contrato, pois, ele faz parte da aplicação inicial para a abertura da unidade, devendo estar discriminada na Circular de Oferta de Franquia.
Em geral, o encargo é pago uma única vez, mas, vale destacar que algumas franquias cobram a taxa a cada renovação de contrato.
Portanto, é preciso se atentar a este detalhe antes de escolher em qual franquia investir.
Para que serve esta taxa?
A principal função da taxa de franquia é ajudar o franqueador no custeio dos gastos que a rede tem no processo de prospecção e iniciação do franqueado.
O valor cobrado também cobre os custos com treinamento, suporte e implantação da nova unidade.
Além disso, a taxa ainda é um meio de remunerar a franqueadora pelo desenvolvimento do negócio, bem como pela tecnologia administrativa, operacional, etc.
Por aqui um dos diferenciais é que efetuamos as primeiras aquisições de estoque para nossos franqueados e orientamos no processo de compras para estar cada vez mais competitivo e lucrativo.
Como é feito o cálculo da taxa de franquia?
O valor da taxa de franquia pode ser definido de forma estratégica, estipulando o valor conforme o estágio da franquia ou o desenvolvimento do segmento.
Em geral, a taxa praticada equivale a 10% a 40 % do investimento que o candidato a franqueado deve fazer para abrir a unidade.
Porém, há algumas variáveis a serem observadas na hora de definir o valor. Dentre elas podemos mencionar a maturidade da franquia, o tempo do contrato, o valor da marca e cobrança dos concorrentes.
Por fim, o franqueado deve ter atenção redobrada no momento de assinar o contrato.
Além disso, é crucial saber tudo sobre os serviços oferecidos pela franqueadora.
Assim, você tem como se certificar de que está fazendo um bom negócio.
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